top of page

              Orlando SAMPAIO SILVA*


Quero mergulhar no mais profundo do meu ser,

lá onde se encontram meus ideais, meus pensamentos,

meus sentimentos, meus valores, minha subjetividade.

Nesta dimensão do meu ego,

conservo todos os estímulos às minhas ações

de construção, de produção e de reprodução.

Aí está a fortaleza da minha força vital.

Quem eu sou?

Posso responder a esta indagação,

de vez que conheço esse ser,

- o meu eu -

desde aqueles tempos arcaicos

em que vivia no mundo cinzento.

Acompanho o forjar deste ser desde então.

Ao longo do tempo,

constituí-me incorporando em mim

o colorido dos raios solares

no frio dos amanheceres

e no calor dos crepúsculos nos horizontes,

ainda que perdidos em Shangrilá...

Após o ocaso,

vem a escuridão,

e este personagem, o meu ser,

aprendeu a ver onde não há luz,

e, a caminhar nas trevas, sem percalços,

apenas iluminado

pela luminosidade fulgurante das estrelas.

Essa construção constitutiva deste ser

foi longa...

e ela prossegue

neste trilhar desbravador de presentes,

que se sucedem,

e de futuros, que não param de chegar.

Hoje, aqui estou, aqui sou

e aqui penso.

Ergo sum.

Este ser

que testemunha a complexidade da vida,

e que alimenta seus projetos

no imponderável, que ainda virá;

que, com afetos e com amor,

é estimulado, em sua subjetividade,

pelo prazer dos atos reprodutivos,

mas, também, que edifica

essa nova torre de Babel

onde, ao contrário da outra, há compreensão

e entendimento entre os que compartilham a obra,

no diálogo

e na construção idealizada

dos tempos de paz, que busca perpetuar.

Este ser existe,

vive em um mundo simbólico

de paz interior

e de paz na sociedade dos humanos.

Apenas assim o meu ser,

o meu ego

encontra o continente que acolhe

a sua totalidade ontológica,

e que, no transcurso da vida,

como um Prometeu,

busca distribuir o fogo transformador

que ilumina espaços e gentes.

                                                                           (S. Paulo, 06/8/2019)

 _______________________________

 *Antropólogo, advogado, professor, poeta, o autor é tripulante deste blogue, o decano deles. Frequentemente, seus textos em prosa ou poesia são postados neste espaço.

 

 

 
 
 

O ESPAÇO ABERTO traz, hoje, poema de nosso tripulante e frequentador assíduo ORLANDO SAMPAIO SILVA. Do alto da sabedoria que 94 anos de idade asseguram, o antropólogo, professor e poeta revela-se em sua integridade. E nos enche de esperanças e perspectivas. Como sempre fez, e ainda faz na vida acadêmica, dentro e fora da Universidade Federal do Pará.

 
 
 

A banda Blue Birds, de Manaus, chega perto dos 60 anos. Considerada patrimônio imaterial do Estado do Amazonas, a banda liderada por Roberto Sá Gomes é fenômeno raro na música brasileira. Por sua longevidade. Parabéns ao Betão e aos que integram ou integraram aquele grupo que tanto animou as gerações desde os anos 1960. Que permaneça animando a vida da cidade!

 
 
 
bottom of page