top of page

Para uma melhor experiência, ouça a música tema da página!
00:00 / 03:13
Na Onda
Comentários sobre assuntos diversos, constantes do noticiário (ou não) de cada dia.
Resistentes
Interessante e esclarecedor artigo de Alexandre Borges indica outros oficiais legalistas, aos quais coube importante papel na resistência ao golpe de estado. O texto pode ser lido na página ESPAÇO ABERTO. Saudemo-los, portanto!

Professor Seráfico
há 9 horas1 min de leitura
A insegura segurança
Tardia, a lembrança do ainda general Augusto Heleno ajuda a entender o pesadelo vivido pelos brasileiros, entre 2019 e 2022. Segundo o atual presidiário, ele já sofria do mal de Alzheimer, quando lhe entregaram a defesa das instituições. Quais outros doentinhos ainda falarão de suas mazelas?

Professor Seráfico
há 9 horas1 min de leitura
De muito bom tom
Oportuna, a Assembleia Legislativa do Amazonas festeja, hoje, o Dia do Músico, ocorrido dia 22. E festeja com muita justiça, na pessoa de Roberto Sá Gomes, o dirigente da Blue Birds Band, que existe desde 1967 e resiste até agora. A banda é parte do patrimônio cultural imaterial do Amazonas. O blog saúda Betão e seus companheiros de banda.

Professor Seráfico
há 9 horas1 min de leitura


Consolo
Os atletas do basquetebol, do Paysandu, de Belém, que conquistaram o bicampeonato da modalidade, em 1975. Agachado, o penúltimo à direita, Paulo Seráfico, hoje dirige a Associação de Basquete Master do Pará. No início do mês, o atleta carregou a tocha na abertura do campeonato brasileiro de basquetebol, em Maceió-, Alagoas. à direita dele, seu irmão, Jorge Seráfico. Durante muitos anos, Jorge foi técnico do Paysandu e professor do hoje Instituto Federal de Educação Técnica. A

Professor Seráfico
há 1 dia1 min de leitura
Hipóteses confirmadas
Aos poucos, mas vigorosamente, os fatos têm confirmado o que se previa. O ex-Presidente condenado, às vésperas de iniciar o cumprimento da pena, já não é mais que um zumbi. Também se torna mais evidente que, se tivesse chegado a chefe de segurança de desprezível pensão no baixo meretrício de qualquer bairro de periferia, teria ido longe demais.

Professor Seráfico
há 1 dia1 min de leitura
Frutuoso arquivo
As árvores mais ramadas, em geral são enormemente frutuosas. Além de parlamentar e policial federal, o fugitivo Alexandre Ramagem foi chefe da ABIN. Quão frutuosa para Trump terá sido ficar o detentor de informações tão relevantes acoitado naquele país! Ajudará a fazer o MAGA - Há precedente.

Professor Seráfico
há 1 dia1 min de leitura



Professor Seráfico
há 1 dia0 min de leitura
Alucinados
Os médicos dirão melhor. O que não impede os leigos de buscar uma interpretação, pois a doença de um quase sempre tem efeitos sobre a população. Mesmo quando pomos em dúvida que de médico e de louco, todos temos um pouco . Talvez os especialistas atentos ao nosso cotidiano sejam levados a nova classificação - crônica ou aguda? Pessoal ou coletiva? Presente no DNA ou apenas familiar? etc. - da alucinação. Motivos não lhes faltam, nestes dias brasileiros.

Professor Seráfico
há 2 dias1 min de leitura
Perda sem preço
Das maiores perdas para o País e a sociedade, a morte do advogado Antônio Modesto da Silveira. Bravo defensor dos direitos humanos, seu desaparecimento faz mais pobre o ambiente jurídico brasileiro. Este blog lamenta a perda e reafirma a esperança de que o exemplo de Modesto prospere. À OAB, nacional e seccionais, a sugestão de eternizar a memória do grande homem que se vai.

Professor Seráfico
há 3 dias1 min de leitura
Sugestão
Crie-se um Museu da Memória Política, de preferência, em Brasília. Peças não faltarão, a começar pelos acórdãos do STF, batons, martelos, picaretas e outros instrumentos de destruição e tornozeleiras violadas. Outras virão.

Professor Seráfico
há 4 dias1 min de leitura
Festa e oração
Há certa epidemia afetando os jornalistas brasileiros, especialmente os que vivem e cobrem os acontecimentos em Brasília. Alguns ainda dão crédito à suposta vigília de oração programada como parte do ritual de fuga do ex-Presidente condenado pelo Poder Judiciário por liderar uma organização criminosa. O mesmo em nome e a favor de quem foi programada a festa de Selma , em janeiro de 2023.

Professor Seráfico
há 4 dias1 min de leitura
Esticou, rompeu
A famiglia e os cúmplices do ex-Presidente não inovam. Eles sempre esticaram a corda, sem a menor ideia dos limites. É disso que trata a tentativa de fuga do condenado, ele e seus seguidores apostando sempre no pior. Deu no que deu. Para firmar sua (má) fama, a orcrim por cuja liderança responde o apenado, ainda poderá tentar o resgate do preso. Não será, mais uma vez, um ato inédito. Na História do Brasil e na história das organizações criminosas.

Professor Seráfico
há 4 dias1 min de leitura
Finalmente
A julgar pela providência dos defensores do ex-Presidente preso, seu cliente mudará de hábitos. Os advogados levaram livros à Polícia Federal, junto com outros objetos de uso pessoal. No mínimo, o detento pretende alfabetizar-se.

Professor Seráfico
há 5 dias1 min de leitura
Vizinhança e marcha
Quem mais parece ter ganho, com a prisão do ex-Presidente condenado, foram os vizinhos dele. No condomínio em que ele mora, espocaram foguetes e foi programado um churrasco. Um músico tocou a marcha fúnebre, em Brasília, primeiro ato simbólico do sepultamento político de quem o Poder Judiciário considera chefe de uma organização criminosa.

Professor Seráfico
há 5 dias1 min de leitura
Coroamento
Autor de críticas nem sempre justas ao escritor, tradutor e importante intelectual paraense Machado Coelho, José Ribamar de Moura preferiu ironizar. Talvez por achar suficiente seu grau acadêmico, o crítico cometeu injustiça, eis que Machado não acumulava diplomas. Era - em todos e no melhor sentido - um autodidata. Por isso, soube responder a Moura com insuperável ironia . Machado escreveu assim: "Quero começar este artigo rendendo graças a Deus por me haver conservado a vi

Professor Seráfico
há 5 dias1 min de leitura
Incriminável
Não! O ex-Presidente não cometeu qualquer crime.. derrubar um Presidente eleito depredar o patrimônio público zombar de moribundos agredir o Estado Democrático de Direito impedir socorro às vítimas da pandemia tudo isso foi feito em defesa de estranha democracia... Sim! É dever da Polícia obrigação do Poder Judiciário perseguir os marginais seja qual for a procedência leva-los ao sistema penitenciário se nada comprova sua invocada inocência De boca suja escorre o vômito produ

Professor Seráfico
há 5 dias1 min de leitura
Testemunho e eventual precedente
Desconheço o eventual laço de parentesco entre o fugitivo deputado federal (mais um) Alexandre Ramagem e o general Orlando Ramagem, comandante da 8ª Região Militar, com sede em Belém do Pará, em abril de 1964. Àquela altura, o comandante também fugiu - ao dever de defender a Constituição. Comissão integrada por lideranças sindicais e estudantis paraenses procurou-o, para pedir que defendesse a democracia. Ramagem pôs-se no muro, até que o golpe se consumasse. Depois, aderiu a

Professor Seráfico
há 5 dias1 min de leitura
De volta ao esgoto
Desde que Cesare Beccaria fundou o Direito Penal, quebrou-se a onipotência do governante. O caráter ressocializante da pena superaria qualquer sentimento de vingança. Ainda que muitos não entendam assim, assim há de ser no Estado Democrático de Direito. Mesmo os que louvam e defendam a tortura devem ter a oportunidade de recuperar-se. Ainda que alguns tenham credenciais para aprender, demos a eles a oportunidade. Isso é o que nos faz melhores que eles. E melhores, por exemplo

Professor Seráfico
há 5 dias1 min de leitura
Em silêncio
O Estado do Amazonas também participou da lambança do Banco Master. Da dinheirama dos aposentados e pensionistas posta sob a guarda (opa!) da Amazon Prev, parte foi parar nas mãos de Daniel Vocraro. A Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas e o Ministério Público do maior Estado brasileiro, o que dizem disso? Do Executivo, imaginar que se pronunciará, só depois que lhe for cobrada a satisfação devida.

Professor Seráfico
há 5 dias1 min de leitura
Cópricas
A COP30 tem vários significados. E utilidades. É uma reunião de nível planetário, e muito mais que isso. Desde o encontro que a antecedeu, também chamado de Cúpula. Defesa do meioambiente e oportunidade de grandes negócios. Para que não se extingam o Planeta e o ambiente gerador de fabulosos lucros. E outros ganhos. Como o prestígio internacional de Lula. Cúpula. COP e Lula, assim, tanto gozo e gozação autorizam chamar a tudo o que ocorre em Belém de Cópula. Sem copra.

Professor Seráfico
há 6 dias1 min de leitura
Chantagem como hábito
Pobre país, aquele em que pautas-bomba são anunciadas, porque uma liderança política não recebeu o telefonema indevido de uma outra autoridade. O Presidente da República, seja quem for, não tem a obrigação - institucional, moral ou pessoal - de consultar o chefe de outro poder, mesmo quando a nomeação depende da escuta desse poder. Pauta-bomba é o nome dado a esse tipo de chantagem. Nada mais.

Professor Seráfico
há 6 dias1 min de leitura
CAC virtuoso
Aos poucos, vai ficando claro o vínculo entre os clubes e associações de Colecionadores, Atiradores e Caçadores e organizações criminosas. Parte das armas cuja comercialização foi facilitada, entre 2019 e 2022, tornou mais forte o poder de fogo dos criminosos. Agora, surge no Pará um outro vínculo, formado por produtos regionais influentes na economia estadual. Cupuaçu, Açaí e Castanha são esses produtos naturais. Aqui, só virtude.

Professor Seráfico
há 6 dias1 min de leitura
Lá e cá
A arrogância de Hitler, aqui e acolá, acha jeito de manifestar-se. Em Berlim ou em Santa Catarina. Na capital alemã, sai pela boca do chanceler uma agressão semelhante a outras, proferidas por um certo cabo austríaco. No Estado do Sul do Brasil, um campo de futebol serve de palco a manifestação racista, ao molde do que o nazista de lá fez. Os jogadores e torcedores do Clube do Remo, paraense, como todos os amazônidas, foram o alvo da agressão. Em ambos os casos.

Professor Seráfico
há 6 dias1 min de leitura
Prevenir será melhor
A Polícia Federal pediu a inclusão de Mauro Cid, o delator da trama golpista, no rol de protegidos. A PF suspeita de que o ex-fac-totum do condenado a 27 anos de prisão sofre ameaças. A eficácia do trabalho da instituição recomenda levar a sério suas suspeitas. Antes que o militar e sua família sejam vítimas de ações praticadas por quem se acostumou a resolver seus problemas com balas. E cadáveres. O assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes diz melhor.

Professor Seráfico
20 de nov.1 min de leitura
Bets e o inferno
Leitor da Folha de São Paulo afirma que as bets configuram crime contra a economia popular. Por isso, deveriam ser coibidas e reprimida a atividade dos que as exploram. O mesmo ocorre com práticas extorsivas, que usam, em geral em estabelecimentos que simulam templos religiosos, o natural medo de encontrar-se com Satanás, para abocanhar o dinheirinho gasto por seus ingênuos fiéis.

Professor Seráfico
20 de nov.1 min de leitura
Triunfo da bandidagem
A PEC que protegeria a bandidagem foi rejeitada pela população. Isso não bastou para estancar o movimento que busca proteger a delinquência. A aprovação da 6a. versão do chamado PL antifacção, fragilizando a PF, favorece as organizações criminosas. As mesmas que usam armas cuja comercialização, porte e uso contam com a simpatia de boa parte do Congresso Nacional.

Professor Seráfico
19 de nov.1 min de leitura
Ah, as palavras!
As palavras nem sempre põem as coisas de que tratam às claras. Sobretudo, porque elas dizem muito mais do que o orador gostaria de dizer. Assim, permitem conhecer-se um pouco mais do que frequenta o interior dos falantes. Deu-se para dizer, agora, que os governos precisam entregar isso, entregar aquilo. O significado vai-se distanciando do cumprimento de promessas - de campanha, de ideário conhecido, dos compromissos oralmente reiterados. Os casos mais frequentes, nestes dias

Professor Seráfico
19 de nov.1 min de leitura
Ato falho, só?
A Folha de São Paulo, de 17-11-2025 (p.4) traz artiigo do ex-Secretário de Comunicação da Presidência da República. Fábio Wayngarten lamenta o que considera uma injustiça, a condenação do seu ex-chefe, pelos crimes interrompidos no 08 de janeiro de 2023. A linhas tantas, o autor diz que os crimes cometidos ...nem de perto permitiriam uma condenação de 27 anos". Ou seja, não é posta em dúvida a participação do seu ídolo, mas o tamanho da pena. Pode tratar-se apenas de um ato

Professor Seráfico
19 de nov.1 min de leitura
Violência de parte à parte
O sociólogo e professor Marcelo Seráfico comentou ontem, em Manaus Pensa Rotina, da rede BandNews/Difusora do Amazonas, o massacre de 121 pessoas, no Rio de Janeiro. O link abaixo, clicado, levará à participação semanal do professor da UFAM. https://youtu.be/Vzncm-cxNy4?si=LMW95h10_6At3vNQ

Professor Seráfico
18 de nov.1 min de leitura
Amazônia repercute
Amanhã, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Estado do Maranhão - UEMA, será lançada a obra coletiva Vozes e Ecos à COP30. É a contribuição de estudiosos da Região, reunidos no Núcleo de Estudos de Administração e Pensamento Social Brasileiro, da Universidade Federal Fluminense - ABRAAS/UFF ao conhecimento e interpretação da realidade amazônica, em suas variadas facetas. O editor deste blog tem, no volume, um ensaio sobre o romancista Benedicto Monteiro, autor, dent

Professor Seráfico
18 de nov.1 min de leitura
Ocultismo
As idas-e-vindas do PL Antifacção sugerem algo pouco edificante ou nada lisonjeiro, em relação a parte dos membros da Câmara dos Deputados. Os analistas, as lideranças políticas e os cidadãos realmente interessados no combate às drogas devem olhar nas entrelinhas, não ouvir as desculpas esfarrapadas. Nunca será demais que esses mesmos senhores desejaram aprovar uma PEC da Bandidagem.

Professor Seráfico
18 de nov.1 min de leitura
Diversão macabra
Muitos outros jornalistas já trataram do assunto, mas isso não torna dispensável a leitura de matéria assinada por Dorrit Harazim, sobre o safari humano, a que se atribui, por enquanto, a morte de cerca de 11.000 pessoas, em território bósnio-sérvio, ao tempo de Karadzic. Dorrit Harazim trata do assunto. Seu texto permite fazer algumas ilações, resultado do vínculo com certas ações ocorridas no Brasil. O estímulo ao comércio, porte e uso de armas e a multiplicação de clubes d

Professor Seráfico
18 de nov.1 min de leitura
Menos que humanos
O texto só surpreende quem ainda não se deu conta de uma realidade axiomática: quem gosta de armas, adquire-as e as usa, é orientado por valor que só a ingenuidade extrema ou a ignorância completa negar´- o desejo de matar. Ilustra-o o safari humano que entretinha turistas, no território bósnio-sérvio, quando Karadzic governava. Cerca de 11.000 pessoas foram mortas nesse esporte de fim de semana. Algo como integrantes dos clubes italianos de armamento e tiro praticavam e s

Professor Seráfico
17 de nov.1 min de leitura
Espaço e carta
No ESPAÇO ABERTO, está postada a carta, também aberta, na qual o editor-geral do portal Amazônia Agora comenta recente artigo de José Seráfico. Filósofo e estudioso da Amazônia, Alfredo Lopes refere-se a COP30 - o melhor resultado , que o editor deste blog publicou em A Crítica, de 13-12-2025.

Professor Seráfico
17 de nov.1 min de leitura
Morar ou morrer
O temporal caído dia 13 último em Manaus fez lembrar o ex-governador e ex-prefeito Amazonino Mendes. Pelo menos, em relação ao deslizamento que quase destrói casas na Cidade Nova. O prefeito David Almeida não disse então morram! Preferiu determinar a remoção dos moradores afetados e pagar auxílio- moradia a eles. Se o fará, só o futuro dirá.

Professor Seráfico
16 de nov.1 min de leitura



Professor Seráfico
16 de nov.0 min de leitura
Advertência e carta
Alfredo Lopes, um estudioso da Amazônia, enviou carta aberta ao editor deste blog. Motivou a carta de Alfredo, observação e advertência de José Seráfico, em artigo publicado n'A Crítica, do 13 de novembro último. Lá, o professor da UFAM vê reduzido o esforço pela salvação do Planeta, se o atual sistema de produção e distribuição da riqueza não for substancialmente alterado. O link dá acesso à carta de Alfredo: https://brasilamazoniaagora.com.br/cop-30-o-melhor-resultado/

Professor Seráfico
16 de nov.1 min de leitura
Atração e queda
Os iguais se atraem. Trump o comprova, mundo afora. Quando o chefe cai em desgraça, leva os outros com ele. Nem a traição dos ex-amigos recupera a imagem dos traidores. Esse é fenômeno conhecido. No Brasil, também.

Professor Seráfico
15 de nov.1 min de leitura


Conversando a gente se entende
Pouca coisa é tão oportuna quanto esse bate-papo. Precisamos fazer do tributo um efetivo instrumento de justiça fiscal: exigir mais de quem mais tem; contemplar com mais, quem mais precisa. Única forma honesta e humana de combater a desigualdade.

Professor Seráfico
15 de nov.1 min de leitura


Autores se encontram
A socióloga, professora e escritora Violeta Refkalefsky Loureiro, da UFPA participa da COP30. Lá, a autora de Amazônia Colônia do Brasil encontrou outros estudiosos da Amazônia. Um deles, o engenheiro Paulo José Lourenço Silva, amplia a obra de seu pai, Luís Osíris Silva (102 anos a completar) A Luta Pela Amazônia (Editora Fulgor, 1962). Mais uns meses, e a segunda edição desse clássico sobre a Região será lançada.

Professor Seráfico
14 de nov.1 min de leitura
A queda do robô
Episódio simbólico, um robô caiu no palco em que era apresentado, na Rússia. Para provar que à inteligência artificial, sempre será preferível a burrice natural. Já na Dinamarca, o governo está em vias de proibir o uso de internet por menores de 16 anos.

Professor Seráfico
14 de nov.1 min de leitura
Em defesa da memória democrática
Jair Bolsonaro aguarda o julgamento do recurso apresentado por sua defesa ao Supremo Tribunal Federal e o país aguarda por uma sentença definitiva. Esta é uma semana crucial e de atenção máxima para a democracia brasileira, e você precisa estar por dentro de tudo. Para que você compreenda em profundidade o contexto deste processo histórico, não perca a exibição aberta e gratuita do documentário original ICL: "O Fim de Bolsonaro – Como a Democracia Brasileira Venceu o Golpe" h

Professor Seráfico
13 de nov.1 min de leitura
Derrotas sucessivas
Caem por terra, uma a uma, as alegações que tentaram tirar a COP30 de Belém e levá-la para fora da Amazônia. O número de leitos para hospedar os visitantes era ínfimo. A esta altura, 95% deles estão ocupados. Sobra leito, portanto. Poucos dos países filiados à ONU estariam no evento. Há quase 200 nações representadas, por grupos vinculados aos mais diversos movimentos pró-natureza. Mais uma derrota para os negativistas e seus símiles, os colonizadores e colonizados cúmplices

Professor Seráfico
13 de nov.1 min de leitura
Imortal
Os clássicos da literatura coincidem com os imortais. Exemplar, a figura de Carlitos, do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, faz do cineasta francês um imortal. O CAMAROTE repercute texto do professor Arlindenor Pedro, sobre o tema, publicado em Ensaios e Textos Libertários.

Professor Seráfico
13 de nov.1 min de leitura
Aterrador
O prefeito de Manaus promete construir um aterro sanitário às proximidades da zona urbana da capital amazonense. A obra, em área densamente habitada, provoca a reação dos moradores. Eles dizem não ter havido a necessária e obrigatória audiência pública. Algo realmente aterrador.

Professor Seráfico
12 de nov.1 min de leitura
Derretimento mata
Recado ou pilhéria, a designação de parlamentar que tem tudo a ver com as ideias que levaram à matança de 28 de outubro, no Rio de Janeiro, para relatar o PL Antifacção, acrescenta problemas, ao invés de removê-los. Não se pode esperar do Secretário licenciado Derrite algo que seja capaz de disfarçar a hesitação de Arthur Motta.

Professor Seráfico
11 de nov.1 min de leitura
Mais uns pobrezinhos
A telefônica Oi tentou recuperar-se duas vezes. Não o conseguindo, passará a operar provisoriamente, até transferir seus contratos para outra operadora. Quem pensa que os empresários fracassados passarão a morar debaixo de marquises não conhece o Brasil, nem o mundo dos negócios.

Professor Seráfico
11 de nov.1 min de leitura
Nojo
Há sentimentos muitas vezes inconfessados que as pessoas, por vergonha alheia preferem manter sob forte discrição. Um deles, o nojo. Pior que a indiferença, o desprezo, a comiseração e o ódio, ele nem sempre pode ser evitado. Como o editor deste blog, serão numerosos os brasileiros tomados de nojo, ao saber que recursos públicos destinados à educação de pessoas desprovidas de condições financeiras para estudar, financiam parte da elite brasileira. Não bastassem outras formas

Professor Seráfico
10 de nov.1 min de leitura
Antecipatória
Clara Pandolfo, cientista da Amazônia, estava à frente de seu tempo, pelo menos, meio século. Por isso, a COP30 não poderia esquece-la. O link abaixo dá o testemunho da importância da química amazônida para a Ciência. https://youtu.be/jNfb2Xr-sCg?si=ZPNfd5YDcI2gwXPa

Professor Seráfico
10 de nov.1 min de leitura
Suspeita
Dilma Rousseff tem algo a ver com a criação do fundo internacional que combaterá a poluição em escala planetária. É do editor a suspeita de que o banco do BRICS, por ela presidido, serviu de alavanca à ideia e à adesão de alguns dos países ricos. A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia atribui a Lula a criação do FTTT, que já conta com $ 5 bilhões.

Professor Seráfico
8 de nov.1 min de leitura
bottom of page