top of page

A farinha dos deputados

Mais vergonhosa e reveladora está por acontecer. Por enquanto, a proposta do Presidente da Câmara dos Deputados está no topo da pirâmide. Ela consiste na inclusão dos deputados dentre os que podem acumular pensão previdenciária oficial e os vencimentos devidos aos parlamentares. A ideia, contra a qual deve manifestar-se a maioria dos brasileiros, é vergonhosa, pela sordidez de que se reveste. Lá, mesmo, na antigamente chamada Câmara Baixa (baixíssima, caberia melhor), tramita projeto do Executivo que trata da compensação financeira à recusa da maioria relativa à majoração do IOF. Como se sabe, só os beneficiários da desigualdade são atingidos pela proposta, cansativa e prolongadamente discutida com as lideranças parlamentares. A grande maioria mal tem dinheiro para dar conta de suas necessidades primárias. É reveladora, também, a ideia de promover despesas bancadas pelo Erário, quando a maioria dos congressistas verbera contra o que lhe parece inadmissível despesa pública. A explicação e justificativa mais pura é traduzida na sentença farinha pouca, meu pirão primeiro. A resistência do Congresso e a reação do Presidente da Câmara, além de revelarem o apetite voraz daquele grupo de brasileiros, ratificam a condição de refém, exibida pelo Presidente da República, diante de um Poder Legislativo cuja maioria está a serviço, não da sociedade ou, cada um parlamentar, de seus respectivos eleitores. A intervenção e o voto dessa parcela majoritária tem-se empenhado, rotineiramente, em manter, ampliar e aprofundar a desigualdade, em flagrante e agressivo rompimento do que estabelece o artigo 3° da Constituição. Lá é incluída dentre os objetivos a alcançar pelos poderes, a redução da desigualdade, regional e social.

Posts recentes

Ver tudo
Nas mesmas -nunca - águas

São muitos e variados os sentimentos e evocações suscitados pelas águas. Onde quer que elas se apresentem, seja qual for o que as contempla. Salvo em relação àqueles que a tomam apenas como bem de con

 
 
 
Na rota da globalização

Conheci Salinas, já adulto. Levou-me lá o amigo Antônio Jorge Abelém. Integrante da banca de advogados por ele patrocinada - Paes Loureiro, Ronaldo Barata, Leonildes Gomes da Silva e, menos assíduos,

 
 
 
O mar, amar*

Do alto do 11° andar, a vista pode lançar-se sobre o infinito que tem fim. Onde - quem o sabe? Ele, no entanto, está lá. A convidar os que o vêem, tirem ou não proveito de sua existência e de sua perm

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page