top of page

Pelo livre direito de chorar

A Globo agora diz por quem você deve chorar. Como não te mandou chorar pelos 500 mil mortos na Síria, você não chorou. Você também não chorou pelos mortos do Iraque, da Líbia, da Iuguslávia, da Somália. Você só chora por quem te mandam chorar.


A CNN mandou você chorar pelos refugiados da Ucrânia. Pessoas desesperadas com as bombas que voam sobre duas cabeças. Mas a CNN não mandou você chorar pelos 6 milhões de refugiados da Síria. Nem pelos 2,7 milhões da Iugoslávia.

A Band mandou você chorar pelas crianças presas na Rússia. Uma abominável atrocidade. Mas a Band não mandou você chorar pelas mais de 100 crianças mortas nas repúblicas de Donetsk e Lugansk, vítimas dos bombardeios de drones mandados por Zelenski.

A mídia que controla teu choro já controla tuas emoções há muito tempo. Teu choro se tornou seletivo porque você só chora por quem te mandam chorar.

Se quer soltar o choro, chore por todos os mortos pelo imperialismo no mundo.

Chore pelo 250 mil mortos de Hiroshima e Nagasaki. Chore pelo povo queimado com napalm no Vietnã. Chore pelas mulheres estupradas pelo exército americano no Afeganistão.

Se quer chorar, chore pelas mulheres, homoafetivos e negros mortos no Brasil.

Não deixe que seu choro seja conduzido por quem cria todos os motivos para que você chore.

Quem diz hoje por quem você deve chorar está por trás de todas as maldades neste mundo. Aquelas maldades que poderiam te fazer explodir de tanta indignação, mas não te contam. Só falam pra você aquilo que querem que te faça chorar.

Mas pense bem. Podemos chorar juntos, mas teremos que fazer de nossas lágrimas um pingo de mudança neste mundo, onde ninguém mais tenha que dominar nosso choro.

E não choraremos mais de tristeza. Todas nossas lágrimas serão de felicidade pela vida que florescerá da paz e da justiça.


Lúcio Carril

Sociólogo

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Ciência voltou

Agora que temos o justo slogan, é preciso colocá-lo em prática. Por que o governo Lula e MCTI falham em provar que C&T é prioridade e política de Estado? A eleição do governo fascista anticiência, ges

Comments


bottom of page