top of page

UM PARTIDO QUE NASCEU PARA INCOMODAR

O PT incomoda sim, porque não nasceu para agradar.

A direita se retorce, se contorce, dá golpe, chafurda na lama, come bosta, mas não consegue acabar com o PT.

Também puderas, esse partido controverso foi criado no ombro sofrido dos trabalhadores, na alma negra de Zumbi e Dandara, na ternura dos homoafetivos, no sonho de igualdade dos bons cristãos, na luta corajosa das feministas e no pensamento reflexivo e engajado dos intelectuais.

Ninguém destrói uma fortaleza criada para resistir à opressão. Ela tem matéria e espírito. Não haverá pólvora nem canhões para derrubar tanto arrojo.

Que se mordam os pseudorrevolucionários, prontos para destilar seu trauma contra a pluralidade política que dá cor ao PT. O dogmatismo é incompatível com a diversidade.

Estão por aí, rastejando na hipocrisia, procurando um culpado para sua covardia.

O PT faz política num estado criado pela burguesia e por ela dominado. Não é fácil enfrentar o poder num país dominado pela ideologia do opressor. Mas o partido segue firme na luta, com suas idiossincrasias, deslizes, contradições e paradoxos.

Quem quiser unanimidade que se torne burro ou se asile na tenda da estupidez.

Este partido faz 46 anos. Tem erros? Quem não tem aos 46 anos. Mas tenha uma certeza: não é o erro da covardia e da omissão.

São 46 anos à procura de uma cara para o Brasil, que tenha olhares ternos, respire democracia, coma todos os dias e no sorriso da criança saciada a gente encontre o motivo para construir o socialismo.

O PT incomoda muito.

É a primeira vez na história do Brasil que um partido de esquerda governa o país. E o maior incômodo é um operário ser presidente por três vezes e estar caminhando para o quarto mandato.

Esse fato histórico incomoda as elites, os medíocres e os dogmáticos. Como é bom incomodar essa tríade do atraso.

O PT continua sua caminhada. Não tem trilha ruim que o impeça de caminhar. Quem nasceu para transformar o Brasil, seguirá firme na sua missão.


Lúcio Carril

Sociólogo

Posts recentes

Ver tudo
Indignação e dignidade

Jeff Bezos, o oligarca que ganhou um lugar de destaque na posse de Donald Trump, promoveu uma das maiores demissões da história do mítico jornal The Washington Post. Nesta quarta-feira, a empresa anun

 
 
 
Pacto contra o feminicídio - o clamor de um homem

Vergonha e indignação é o que define meu sentimento ao me dirigir aos homens do meu estado e do meu país. A cada seis horas uma mulher é morta no Brasil apenas por ser mulher. De 2015 a 2025, foram 13

 
 
 

Comentários


bottom of page