top of page
Foto do escritorProfessor Seráfico

SOBRE UMA FRENTE DE ESQUERDA NA ELEIÇÃO

A democracia não é apenas um regime da maioria; é, também, um espaço do debate e da livre manifestação das minorias.

Numa eleição em dois turnos, como no sistema eleitoral brasileiro, resguardados os critérios legais, o primeiro turno é uma oportunidade dos partidos políticos mostrarem suas propostas e seus princípios. É o momento do debate de ideias e da visão de gestão pública.

Nada impede, no entanto, que haja união de forças já no primeiro turno e partidos se coliguem em torno de um candidato, pois este também é um direito democrático.

O segundo turno é o momento da escolha da maioria, para que o governante exerça sua função com o consentimento popular. Neste tempo, as frentes políticas se concretizam, através da negociação do programa de governo e mesmo da possível participação na provável gestão.

Não vejo como equivocada a posição de não criar frentes no primeiro turno. Partido político existe para disputar o poder e isso se concretiza na eleição. Partido político tem que ter candidato majoritário sim e não deve ser cobrado por apoio a candidato de outro partido. A democracia se fortalece com partido fortes, que por sua vez se fortalecem com apoio popular.

Espero que a esquerda tenha um representante no segundo turno das eleições em Manaus (acredito que haverá segundo turno aqui) e que a almejada frente se realize.


Lúcio Carril

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Letras

Eram três as caravelas Que chegaram d'alem mar E a Terra chamou-se América Por ventura Por azar Não sabia o que fazia, não Dom Cristóvão,...

PARABÉNS, EDUCADORES.

Parabéns, meu amor Carla Sarrazin, uma educadora apaixonada. Eu ainda era um menino quando li Pedagogia do Oprimido e Educação Como...

Comments


bottom of page