top of page

REDES SOCIAIS E O FIM DO HUMANISMO

Tenho 5.000 amigos e amigas no feicebuque e outros tantos seguidores em outras redes. As relações são de respeito, já que fiz filtro político, ideológico e de conduta. Não aceitei e não aceito racista, misógino, preconceituoso, fundamentalista religioso, idiota em geral.

Tem gente que admiro muito por suas postagens e posições, encontrando forte identidade com que sou e com que penso. Mas há um problema: não passa disso e quase todos são contundentes em dizer que não querem avançar para uma amizade real, de carne e osso, olhos nos olhos e sorrisos no rosto.

Já reconheci amigos e amigas virtuais em bares, por exemplo, e eles me reconheceram, mas mantiveram, ou mantivemos, o bloqueio anunciado nas redes. É uma coisa muito estranha pela frieza e indiferença.

Vejo que há uma tendência para nos transformar em algoritmos. O capitalismo avança no sentido de nos tirar a humanidade. A globalização veio implacável para nos destruir como seres humanos.

Estamos perdendo nossa subjetividade e nos fazendo instrumento dos desejos, afetos e vontades impostos pelo consumo. Nossas relações estão cada vez mais coisificadas.

O filósofo camaronês Achille Mbembe tem tratado com maestria esse novo desfecho do capitalismo e alerta para o fim do humanismo. É um caminho destruidor, inclusive, do nosso inconsciente, que está passando a ser dominado pelas redes sociais através do eficaz uso dos algoritmos.

Por estas e muitas outras boas razões é que continuo correndo para abraçar meus amigos e amigas.

Resistência também se faz com amor, com abraço e beijos bem reais.


Lúcio Carril

Sociólogo

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nhe´ẽ Porã: a Palmatória e a Bíblia

José R. Bessa Freire - Blog Takiprati - Em: 21 de Abril de 2024 Minha Bíblia é o petўnguá. Quando dou uma baforada, tudo se ilumina (Wherá Tupã, Alcindo Moreira, 2004). Elas estão lá, exibidas numa vi

Tempo descompassado

Jorge Porto* O vento sussurra segredos antigos, De um tempo em que a chuva e o sol eram amigos. A formiga, mensageira fiel da anunciação climática Agora caminha sem rumo, sob o céu. O sábio, com olhos

Pobre Manaus

Para conhecer um pouco mais de Manaus, a realidade mostrada pelo professor Cláudio Frota, da UFAM. Algo que a propaganda oficial não mostra. Use o link: https://youtu.be/bqF0nypjlKQ?si=NH4dB9CF2rZNSVB

bottom of page