top of page

Orlando homenageia Herbert Baldus

Entrevista


Olá Orlando. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci. Do que trata o seu Livro?

Homenagear o antropólogo teuto-brasileiro Herbert Baldus mediante a divulgação de estudos sobre sua vida e sua obra, assim como, de depoimentos de colegas a propósito de suas características pessoais no contato e no convívio com pessoas e no trabalho na área da Antropologia Indígena, no Brasil.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público ao qual se destina sua obra?

Homenagear Baldus no transcurso dos 100 anos do seu nascimento e divulgar estudos apresentados ao Seminário Herbert Baldus realizado, sob a minha coordenação, no Dept. de Antropologia da FFLCH-USP e no Museu de Arqueologia e Etnologia-MAE/USP centrado na vida, na obra e na personalidade do insigne homenageado.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?

Sou professor titular de Antropologia da UFPA, aposentado, e, antropólogo indigenista com mestrado e doutorado em C. S. – Antropologia; pesquisei diversas sociedades (etnias) indígenas que vivem no nosso território nacional, e tenho livros e artigos publicados sobre minhas observações de campo. Sou autor de onze livros publicados.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?

Neste cenário, os escritores devem escrever e publicar seus trabalhos e com isto contribuir para o incremento do hábito da leitura, e incentivar a ampliação do universo de leitores.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?

Tenho livros publicados anteriormente por outras editoras, sou associado à União Brasileira de Escritores-UBE e , nesta vida cultural, foi inevitável tomar conhecimento da ação dinâmica da Scortecci Editora.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?

Por sua originalidade e pela importância do autor homenageado e dos que o estudaram e se encontram presentes neste livro com seus textos.


Ensaio, artigo e depoimentos sobre o antropólogo teutobrasileiro Herbert Baldus, que viveu e trabalhou no Brasil, pesquisou grupos indígenas de diversas etnias. Um dos pais fundadores da antropologia científica no país. Trabalhos apresentados ao Seminário Herbert Baldus (USP).

 

 

 

 


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

VIVA A BARBÁRIE!

Bernardo Carvalho, na Folha, semana passada. Numa entrevista recente ao jornal Libération, em resposta a uma pergunta sobre o confinamento na pandemia, o lendário diretor de teatro inglês Peter Brook,

Resposta da Ciência

Se a ignorância é inimiga da Ciência, a inteligência e o saber comportar-se como humano são aliados do conhecimento. Por isso, louve-se o projeto de Popularização da Ciência, que o INPA desenvolve, co

bottom of page