top of page

FRAGMENTOS DE FILOSOFIA RADICAL III

José Alcimar de Oliveira*


"Vós sois a luz do mundo" (Jesus de Nazaré)


Segundo Goethe, na Doutrina das cores, a existência do olho deve-se à luz. As últimas palavras do grande filósofo e poeta teriam sido: "luz, mais luz".


Se não existisse a luz, o olho perderia sua função, mesmo que existisse. Quem olha, olha para o que está sob a luz. Seria possível explicar as cores a quem nasceu privado da visão ocular?


Mas há cegos e cegos, cegueiras e cegueiras. E a pior e mais obstinada de todas é a cegueira ideológica. A de quem, podendo, se recusa a ver.


Segundo Jesus de Nazaré, cabe a Satanás a paternidade da mentira. Mas há mentira maior do que a produzida pelas promessas satânicas do capital?


A despeito da luz, divina, natural ou social, multiplicam-se consciências cegas, obstinadamente cegas. E a pedagogia do capital, com sua didática (uma magna didactica, que excede a de Comenius) ideologicamente articulada, é a escola universal de produção da cegueira.


A marcha do capital (programática, insana e suicidária) nos conduz a todos, cegos ou não, ao abismo do que chamamos de civilização.


Mas a vingança final será a da natureza, como já antecipara o General (do Mouro de Trier) em sua Dialética da natureza. E a luz, se de natureza divina ou natural, sobreviverá aos escombros do mundo destruído pelo capital.


* José Alcimar de Oliveira é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, teólogo sem cátedra, base da ADUA-Seção Sindical e filho do cruzamento dos rios Solimões e Jaguaribe. Aos 05 de fevereiro do ano da virada de 2023.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Pra não perder

O XIX Congresso Internacional da ABRALIC, de 23 a 27 de junho de 2025, é uma das mais importantes atividades culturais deste ano, em...

 
 
 
A verdade feita de mentiras

Roberto Amaral, mais uma vez, frequenta o ESPAÇO ABERTO. Lá o leitor encontrará o artigo em que ele comenta as peripécias da aliança do...

 
 
 

Comments


bottom of page