top of page

A volta do Pasquim*

No âmbito do aniversário de 50 anos do Pasquim (1969-1991) a Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza todas as 1.072 edições digitalizadas, com possibilidade de busca por palavras no conteúdo digitalizado.

O trabalho de digitalização contou com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do cartunista Ziraldo que cederam exemplares para completar a coleção da Biblioteca Nacional.

Além das edições digitalizadas, o site conta com uma seção de “memórias” onde estão disponibilizados textos produzidos por colaboradores do Pasquim e índices de colaboradores e seções do jornal, trazendo uma nova experiência para o público. Foram identificados mais de quatro mil colaboradores e mais de duzentas seções ao longo dos vinte e dois anos em que o Pasquim circulou.

As edições digitalizadas estão disponíveis no portal de periódicos da Biblioteca Nacional – a Hemeroteca Digital Brasileira – e passam a integrar um acervo de mais de sete mil títulos de periódicos históricos em formato digital.


ACESSE TODAS AS EDIÇÕES DIGITALIZADAS DE O PASQUIM

______________________________________________________________________________

*ESPAÇO ABERTO contém texto e caricatura de um jovem artista (que também é poeta), prestando justa e oportuna homenagem a Ziraldo. Vejam-no e leiam seu texto!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mitigam sem resolver

Dia 26 próximo, o MCT apresentará proposta de restruturação das carreiras de ciência e tecnologia. Espera-se que o INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia será contemplado com 814 vagas, co

Boiada virtual

Um falso pecuarista sonegou 300 milhões de reais em impostos, negociando rebanhos clandestinos, com base no Maranhão. Falsificação de documentos era outro dos negócios de José Roberto Viana. Outras 20

Comments


bottom of page