top of page

A FORÇA DA ESPERANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS PARA MANAUS

Dias melhores virão, Manaus.

Conheço teu povo, sua história, seu jeito de ser.

Sei que há um desejo alvissareiro de ter uma cidade mais humanizada, bem cuidada, sem a ferida profunda da corrupção.

Têm momentos difíceis, eu sei. Já pensaste em me esquecer, que não sou capaz de me tornar realidade. Entendo teu sofrimento, tua agonia.

Sei o quanto é difícil pensar em mim, se em meu nome já te abandonaram, te enganaram, dilapidaram teu patrimônio, roubaram o dinheiro do teu povo.

Passa governo, volta governo e a conversa é a mesma: tudo vai melhorar; a saúde e a educação terão plenitude de atendimento; o transporte será para um coletivo de gente e não para uma sofrida manada; o recurso público terá destino correto e honesto, e por aí governantes vão solapando teu desejo, até chegar às profundezas do desespero.

Não é de hoje que te maltratam, Manaus.

Quando colonizadores famintos de riqueza aqui adentraram, ouvi gritos e vi lágrimas dos povos nativos. Eles sequer me conheciam, pois viviam do jeito que escolheram e de acordo com suas vontades.

Ouvi e vi o sofrimento de morte e escravidão desses povos. Nada pude fazer, pois me tornei irreal para quem deixou de existir.

Vi e ouvi também o clamor dos seringueiros e dos negros. Lá estive junto ao seu padecimento. Me fiz parte da sua resistência.

O tempo foi passando e fui acompanhando teu crescimento. Ao teu lado tenho visto falsos pastores e profetas, políticos continuarem te enganando, teu suor sendo tirado por reles salários, tua vida sendo jogada fora pela violência e pelo abandono.

Como me dói tudo isso, Manaus. Como eu gostaria de ser uma outra realidade, sonhada e pedida nas tuas preces.

Mas não desista. Faça dos teus sonhos um motivo de luta e de fuga dos teus algozes.

Pense que teu povo pode afugentar os políticos bandidos, os empresários exploradores, os cidadãos e cidadãs ruins, maledicentes.

Fortalece teu sentimento de mudança e dele surgirão dias melhores, com meu cheiro e com os sonhos que me aquecem.


Lúcio Carril

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NO MEIO DA FLORESTA, UMA CIDADE E SUAS CONTRADIÇÕES

Situada na margem esquerda do Rio Negro, Manaus vive a experiência nefasta das políticas de hecatombe bancadas pela elite e por uma direita irresponsável. A cidade foi construída sobre os cadáveres do

VIVA A BARBÁRIE

Bernardo Carvalho, na Folha de 24-04-2-24 hoje, p. C10. Numa entrevista recente ao jornal Libération, em resposta a uma pergunta sobre o confinamento na pandemia, o lendário diretor de teatro inglês P

Nhe´ẽ Porã: a Palmatória e a Bíblia

José R. Bessa Freire - Blog Takiprati - Em: 21 de Abril de 2024 Minha Bíblia é o petўnguá. Quando dou uma baforada, tudo se ilumina (Wherá Tupã, Alcindo Moreira, 2004). Elas estão lá, exibidas numa vi

bottom of page