É uma doença em que a pessoa não se dá conta dos males que a atormentam, é a chamada doença silenciosa...
A pessoa fica surda e cega. Rejeita qualquer argumentação e torna-se violenta, ansiosa, pronunciando frases repetitivas e sem a mínima conexão com a realidade, sempre que contrariada.
Desenvolve assustadoramente os músculos e diminui a capacidade cognitiva... perda importante de efetividade e acúmulo exagerado de rancor, hostilidade e recalque.
Em muitos "pacientes" foram notados sintomas de idiotia, alienação, psicopatias e paranoias, perda de noção entre o que é certo e errado, dos valores fundamentais de humanidade e ética, porém, não significa que todos os infectados adquiram ou possuem estas características; em muitos casos, nota-se forte presença de maucaratismo, ignorância, transtorno obsessivo compulsivo ou desafiador, instintos assassinos, complexo persecutório, hipocrisia, surtos delirantes e fortes sinais de histeria, agressividade constante, sentimento de justiça seletiva... e, principalmente, sofrem de negacionismo profundo, acreditam piamente em teorias de conspiração e se tornam defensores ferrenhos do terraplanismo...
Não se sabe ainda se há cura ou se pode ser controlada.
Há relatos de que, apesar da longa duração desta pandemia, muitos pacientes apresentam melhoras significativas, mostrando, inicialmente, um olhar catatônico, permanecendo por muito tempo em silêncio, numa espécie de arrependimento, remorso e culpa. Aconselha-se que as pessoas próximas dos enfermos, amigos ou parentes, não tentem curá-los, pois, somente sofrerão desgaste emocional e afetivo.
Alguns especialistas sugerem doses cavalares de leitura, bons filmes e boa música... estudo de história e visitas regulares a museus, teatros e centros culturais, para que sejam estimuladas a consciência e a sensibilidade. Calcula-se que, em média, 30% da população estejam contaminadas.
Especialistas esperançosos acreditam que a partir de outubro, este mal comece a ser debelado, com vacinas aplicadas em todas as regiões do Brasil e do mundo. Enquanto isso, a indicação é: cuidem-se e protejam-se.
Dori Carvalho
Comments