top of page

Um cidadão com todas as letras

Nestes tempos em que o mal se globaliza mais que o bem, faz mais falta do que antes um cidadão como Raimundo Jinkings. Cliente, camarada e amigo dele, posso testemunhar quanto perdemos e perdeu a sociedade, com sua morte prematura. Nos menos de 70 anos que ele viveu, porém, fez muito mais pela cultura, pela política e pela sociedade, que a grande maioria dos políticos seus contemporâneos e os que o sucederam. Mais que um testemunho, esta é uma homenagem a quem se mostrou dos melhores seres humanos e cidadãos que conheci. José Seráfico, editor deste blog.

O texto a seguir apresenta a obra que a Boitempo, editora das mais respeitadas do País, editou. Na página ESPAÇO ABERTO há mais, amanhã. No link https://blogdaboitempo.com.br/wp-content/uploads/2018/09/jinkings86_fotoleilajinkings-cartaz.jpg pode ser encontrado o texto integral, em especialíssima e generosíssima concessão da editora que Ivana Jinkings, a filha mais nova do admirável cidadão, dirige em São Paulo.

Abaixo, o texto de apresentação.

Neste dia 21 de setembro, data em que se celebra mundialmente o Dia da Bibliodiversidade, publicamos um texto inédito de Amarílis Tupiassú sobre o livreiro, jornalista, líder sindical e dirigente comunista maranhense Raimundo Jinkings. A publicação reúne trechos de ensaio escrito para o livro Jinkings, um comunista, previsto para ser lançado pela Boitempo no próximo mês de novembro.


***

ree

Posts recentes

Ver tudo
Morar ou morrer

O temporal caído dia 13 último em Manaus fez lembrar o ex-governador e ex-prefeito Amazonino Mendes. Pelo menos, em relação ao deslizamento que quase destrói casas na Cidade Nova. O prefeito David Alm

 
 
 
Advertência e carta

Alfredo Lopes, um estudioso da Amazônia, enviou carta aberta ao editor deste blog. Motivou a carta de Alfredo, observação e advertência de José Seráfico, em artigo publicado n'A Crítica, do 13 de nove

 
 
 

2 comentários


Só agora encontrei seu comentário. Generoso, faz-me agradecer ainda mais o fato de ter sido amigo dele.

Curtir

nisemj
20 de set. de 2024

Agradeço a bela homenagem, professor. Tenho muito orgulho da trajetória do meu pai. ❤️🌹

Curtir
bottom of page