top of page

Um adeus à Chachá, a sultana dos seringais


Em: 17 de Novembro de 2025

O sol nasceu quando era esperado e desapareceu quando chegou a hora” (Chachá. Banquete de Lendas. 2017).  

-  O Amazonas vai tremer quando “A Sultana do Seringal” chegar às livrarias e revelar, tim-tim por tim-tim, quem foi que comeu a esfiha da minha amiga Charufe Nasser. O livro já está no forno com belíssima capa da artista plástica Rita Loureiro.

Foi assim, brincando com o duplo sentido, que anunciei na coluna Taquiprati, em 2004, o livro da Charufe, cujo corpo será sepultado nesta segunda-feira (17) no Cemitério São João Batista. Ela morreu na sexta (14), aos 79 anos, no Hospital 28 de agosto, em Manaus e agora percorre os “verdes e floridos campos da Valhalla” em direção ao Salão dos Mortos.



Derrite e a nova guarda da velha ordem

Em: 17 de Novembro de 2025

Tags: golpe Ditadura Polícia; Censura Chacina

"Pai, afasta de mim esse cálice."

(Chico Buarque) 

Caboco, nessa correria em que a gente vive, notícia de semana passada já tem cheiro de peixe esquecido na geladeira. A chacina do Rio, por exemplo, já está virando assunto velho, empurrado pra debaixo do tapete como quem varre a sala só até onde o sofá cobre. A sociedade líquida do Bauman não deixa nem o café esfriar — imagina então esperar investigação séria.

Pois me dá licença, parente, que eu vou remar contra essa maré rasa. Quero voltar a um acontecimento que não se esgotou, não, senhor. E que continua tirando o sono de muita gente: o medo diário, a tortura psicoemocional das vítimas, aquelas que sobram vivas pra carregar a memória. https://www.taquiprati.com.br/cronica/1803-derrite-e-a-nova-guarda-da-velha-ordem

Posts recentes

Ver tudo
A luta pela nossa humanidade

Refiro-me aos valores imprescindíveis para construção de uma sociedade fraterna, solidária e justa. Não tem sido fácil a construção da nossa humanidade. Continuamos cedendo à barbárie e aquilo chamado

 
 
 
17 de maio: Dia Mundial das Comunicações Sociais

José Alcimar de Oliveira* Comunicação implica informação. O que significa informar? Qual a raiz desse verbo? Informar, literalmente, significa dar forma. In-formar. O que dá forma à mente? Sem info

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page