top of page

SOBRE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Religião e política são duas figuras de uma mesma moeda – e entenda moeda aqui na sua dimensão monetária, além do recurso retórico da afirmação.

O mundo moderno passou a ser construído como superação da intolerância, representada na idade média pelo domínio político do cristianismo. A política deveria, na nova realidade histórica, dar lugar a um racionalismo fundado na aceitação das diferenças e se afastar dos dogmas religiosos. Uma outra verdade passaria a conduzir a ação humana, sem, contudo, tornasse uma única verdade.

O mundo ocidental foi tentando se compor com esse princípio, pelo menos como determinação histórica, já que a superação da época medieval precisava da desvinculação do Estado da religião, ou seja, a racionalidade não daria mais espaço ao domínio político dos dogmas religiosos.

Infelizmente, chegamos aos dias atuais com um histórico de intolerância.

A nossa intolerância é religiosa, não por sustentarmos um dogma religioso, mas pela contínua tentativa de impor uma verdade, tornando-a uma verdade absoluta, ou um dogma, seja de linha epistemológica, filosófica, ou mesmo do senso-comum.

Se há um desafio posto é o de continuarmos a construção da modernidade, que tem como fio condutor a tolerância e a superação do dogmatismo.


Lúcio Carril

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

‘Mesmo nos piores cenários há que se buscar beleza*

Roseana Murray, a escritora que venceu os cães ferozes, ensina a transformar a dor em poesia                                                        Mirian Goldenberg

Orlando homenageia Herbert Baldus

Entrevista Olá Orlando. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci. Do que trata o seu Livro? Homenagear o antropólogo teuto-brasileiro Herbert Baldus media

bottom of page