Orlando SAMPAIO SILVA
III PARTE - C
ISAQUE ou ISAAC
Isaac nasceu em Canaã, depois do retorno de Abraão, Sara e Ló vindos do Egito. Sara já estava idosa, quando três anjos entraram em contato com Abraão e lhe disseram que sua esposa seria mãe de Isaac. Nasceu Isaac.
Conforme já vimos acima, Deus pôs à prova a obediência e a fidelidade de Abraão ao mandá-lo sacrificar o próprio filho, Isaac, ainda criança, no altar do sacrifício e da oferenda. Abraão decidiu cumprir a ordem, atestando a sua obediência a Deus. Mas, um anjo, por determinação divina, impediu, no momento do sacrifício, que o pai consumasse o filicídio, pois, com a exibição do seu ímpeto assassino, já provara sua fidelidade e obediência. Este episódio teria ocorrido no Monte Moriá, que fica perto de Jerusalém.
Isaac sucedeu a seu pai, como patriarca, e veio a casar-se com Rebeca, que era sumeriana. Seus dois filhos foram os gêmeos Esaú e Jacó, que nasceram em Canaã.
Isaque foi protagonista em uma situação similar à de seus pais no passado, tendo em vista os relacionamentos entre ele, sua mulher e o rei de Gerar. Como seu pai Abraão (com relação à sua mãe, Sara), Isaac, também, ainda no reinado do rei filisteu Abimeleque, em Gerar, dizia ser Rebeca sua irmã, omitindo o fato de ser ela sua esposa. A história se repetiu.
Grave perda na visão afetou a Isaac.
Isaac decidiu conceder a benção ao seu filho Esaú, em um gesto solene com o qual o tornaria capaz de ser seu sucessor como patriarca. Porém, em sua cegueira, foi enganado por seu outro filho, Jacó, um dos gêmeos semelhantes. O patriarca, equivocadamente, pensando que estava abençoando seu filho Esaú, fê-lo ao seu filho Jacó, que assim veio a ser patriarca, uma personagem que veio a ser da maior importância para o povo hebreu (v. abaixo).
Esaú, então, teria vindo a dar origem ao povo Edomita.
Isaac viveu em Canaã, onde morreu, estando o seu túmulo no campo de Machpelá, Hebrom (na Cisjordânia atual), perto das sepulturas de seu pai Abraão, de sua mãe Sara, de sua esposa Rebeca, e de seu filho Jacó.
[CONTINUA. Próximo capítulo: “Jacó”]
Gmail: osavlis@gmail.com
Comments