top of page

POR UMA MANAUS PARA TODOS E PARA TODAS.QUE A POESIA DÊ O TOM DO HOJE E DO AMANHÃ.

Toda eleição surgem debates em torno de temas em construção na sociedade brasileira, mas de grande relevância para construção da cidadania e do processo civilizatório. Dentre esses temas, os que se relacionam aos direitos dos homossexuais e das mulheres.


No processo eleitoral – leia-se, campanha – os candidatos fogem do debate sobre esses temas como o diabo foge da cruz. Os assumidamente conservadores e reacionários entram logo de cara combatendo os direitos de cidadania dos homossexuais, condenando, por exemplo, a relação homoafetiva e negando os direitos até agora conquistados. Em ralação à mulher, o tema sempre é o mesmo: aborto. Nessa hora, todos se travestem de cristãos ortodoxos, como se não houvesse cristão gay e cristãs que defendem o direito das mulheres ao seu próprio corpo.


Esses dois temas evidenciam a hipocrisia que se esconde por trás dos candidatos, fazendo da política um meio de enganar o povo e/ou jogar com seus sentimentos mais atrasados e mesquinhos. Como acreditar em desenvolvimento econômico e social da cidade se os candidatos - e um deles virará o prefeito – atropelam os direitos dos cidadãos e cidadãs, defendendo o atraso e o retrocesso aos tempos mais nefastos da nossa história, quando direito só existia para poucos.


Queremos, sim, uma cidade que reconheça o direito ao amor de todos os seres humanos, independente de sua opção sexual, raça e cor.


Artigo IV

Fica decretado que o homem

não precisará nunca mais

duvidar do homem.

Que o homem confiará no homem

como a palmeira confia no vento,

como o vento confia no ar,

como o ar confia no campo azul do céu.

a e cor.


Queremos uma cidade como espaço do debate e de criação dos mecanismos de ampliação dos direitos das mulheres, negros e negras, jovens, idosos, trabalhadores e trabalhadoras.


Artigo V

Fica decretado que os homens

estão livres do jugo da mentira.

Nunca mais será preciso usar

a couraça do silêncio

nem a armadura de palavras.

O homem se sentará à mesa

com seu olhar limpo

porque a verdade passará a ser servida

antes da sobremesa.


Queremos uma cidade como referência da cidadania, com gestores que assumam os plenos direitos da sociedade e defendam o aprofundamento da democracia e a concretização da justiça social. Não é mais admissível a mentira, o cinismo, a vilania, como instrumentos da política. A política deve ser a base da sua própria negação, através do poder popular e, posteriormente, do próprio fim do poder.


Artigo I

Fica decretado que agora vale a verdade.

agora vale a vida,

e de mãos dadas,

marcharemos todos pela vida verdadeira.


Os "artigos" são do poema "Estatuto do Homem" de Thiago de Mello


Lúcio Carril

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orlando homenageia Herbert Baldus

Entrevista Olá Orlando. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci. Do que trata o seu Livro? Homenagear o antropólogo teuto-brasileiro Herbert Baldus media

bottom of page