top of page

Onde está o inimigo

Sei que não é fácil entender como a sociedade moderna se organiza e qual o papel do indivíduo nesta história toda.

Mas também sei que essa compreensão não é privilégio de meia-dúzia de letrados e pode vir a fazer parte da vida de todos que questionam sua existência e queiram romper com o ciclo vicioso da desigualdade social.

Não basta ser rico para ter o espírito burguês, pois a burguesia enquanto classe social se constitui não somente do acúmulo do capital, mas de valores culturais e morais de dominação, com os quais forma seu arcabouço ideológico. Os que são desprovidos de riquezas materiais servem de manada para manter o poder dos que as possuem.

Não basta ser pobre para ter cultura proletária, já que encontramos uma maioria sem consciência de classe, vitimizada pela ideologia dominante e parte instrumental do seu poder.

Ora, diante de tais constatações entendemos o tamanho da nossa tarefa no processo histórico e não podemos esquecer que a sociedade continua se dividindo em classes sociais e que os inimigos de classe estão longe e próximo de nós. Do lado de lá é fácil identificar, mas do lado daqui eles caminham juntos, muitas vezes, disfarçados de aliados e companheiros, porém reproduzindo todos valores da ideologia dominante.

Há, também, aqueles com identidade econômica e que se transformaram em algozes da sua classe por opção, perfídia ou insignificância existencial. Estes, precisamos combater como inimigos de classe. São os capitães-do-mato.

Fora deste fluxo, devemos fazer a boa disputa pelas mentes e corações de todos.


Lúcio Carril

Sociólogo

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nhe´ẽ Porã: a Palmatória e a Bíblia

José R. Bessa Freire - Blog Takiprati - Em: 21 de Abril de 2024 Minha Bíblia é o petўnguá. Quando dou uma baforada, tudo se ilumina (Wherá Tupã, Alcindo Moreira, 2004). Elas estão lá, exibidas numa vi

Tempo descompassado

Jorge Porto* O vento sussurra segredos antigos, De um tempo em que a chuva e o sol eram amigos. A formiga, mensageira fiel da anunciação climática Agora caminha sem rumo, sob o céu. O sábio, com olhos

Pobre Manaus

Para conhecer um pouco mais de Manaus, a realidade mostrada pelo professor Cláudio Frota, da UFAM. Algo que a propaganda oficial não mostra. Use o link: https://youtu.be/bqF0nypjlKQ?si=NH4dB9CF2rZNSVB

bottom of page