top of page

O VERÃO AMAZÔNICO

Lúcio Carril


Por quinze dias os ipês florescem e nos quintais a rede é atada e o cheiro de churrasco e peixe assado toma conta da rua.

O guarda-chuva dá lugar à sombrinha, menor e colorida, que protege do sol de 40 graus. Mesmo assim o corpo sua e o rosto brilhoso fica parecendo um pão-doce.

Sem pandemia, é tempo de fazer shows ao ar livre, praças e largos. Basta um tablado para as bandas.

Os sítios ficam cheios de amigos, que se refestelam nos igarapés e piscinas naturais, saboreando no almoço uma galinha caipira criada só no milho e no farelo de trigo. Vez ou outra pinta uma caça.

É tempo de quentura. O calor vem de baixo e de cima, como numa completa excitação.

As caboclas aproveitam para usar trajes mínimos, mostrando toda sua exuberância.

Os rios secam e furos aparecem, possibilitando a viagem mais curta. É meio perigoso viajar de voadeira nos tempos de seca, pois bancos de areia se formam no meio do rio; ou seria o dorso da cobra grande ?

As várzeas se desnudam. É hora de plantar e aproveitar o cio da terra.

Verão amazônico, uma interação da natureza com a cultura.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

‘Mesmo nos piores cenários há que se buscar beleza*

Roseana Murray, a escritora que venceu os cães ferozes, ensina a transformar a dor em poesia                                                        Mirian Goldenberg

Orlando homenageia Herbert Baldus

Entrevista Olá Orlando. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci. Do que trata o seu Livro? Homenagear o antropólogo teuto-brasileiro Herbert Baldus media

bottom of page