top of page

O FRACASSO DA RAZÃO INSTRUMENTAL E A RAZÃO DE VIVER

O mundo construído na perspectiva da desigualdade social, da opressão e do lucro é um fracasso.

Todo desenvolvimento tecnológico e científico não foi capaz de proporcionar qualidade de vida para a maioria da população mundial.

Persistem a fome e a concentração de terra; a ciência se tornou uma religião dominada por poucos, que insistem em tratar a verdade científica como única; as riquezas naturais foram apropriadas por conglomerados econômicos, que as utilizam de forma predatória; o homem continua o lobo do homem.

Este mundo fracassado nas suas relações humanas também criou coisas belas, como as artes e o conhecimento das coisas, mas na dura disputa com a brutalidade e com a subjugação do ser se tornou apenas uma resistência dos sonhadores.

A tão propalada razão fracassou. Não há razão enquanto valor do desenvolvimento humano num mundo que, crescentemente, desvaloriza a vida e já mergulhou em duas grandes guerras, além dos conflitos fratricidas em várias regiões do mundo. Foi esta razão que promoveu o genocídio de povos inteiros e deu suporte para a continuação da intolerância. A razão do lucro não é uma razão humana.

Se a arte e o conhecimento são resistências, somos resistência, e não devemos abrir mão das possibilidades de construção da humanidade e de um mundo baseado no respeito, na justiça e na solidariedade. É esta a nossa luta.


Lúcio Carril

Sociólogo

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orlando homenageia Herbert Baldus

Entrevista Olá Orlando. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci. Do que trata o seu Livro? Homenagear o antropólogo teuto-brasileiro Herbert Baldus media

bottom of page