O AI-5 E A DEMOCRACIA NO PAÍS DO GOLPE

Lúcio Carril*


51 anos do AI-5 e a democracia não se tornou um valor para o povo brasileiro. Por um lado, o país tem sua história manchada por golpes e por outro, a desigualdade social extrema põe a questão democrática em segundo plano.

Passamos pelo Estado Novo, um regime que flertava com o nazifascismo, sem construir autocrítica e menos de duas décadas depois entramos numa ditadura militar sangrenta, que contou com apoio de grandes empresários, mídia, igreja, judiciário e outros estamentos, e a resistência de poucos democratas.

A democracia não está na ordem do dia para quem luta para comer e criar seus filhos. A democracia, também, não tem valor para grupos econômicos e estatais que se locupletam em qualquer situação, mesmo que isso custe caro para a história do país. É esta a realidade que levou ao mais novo golpe, o de 2016, e a eleição de um candidato de extrema direita, irresponsável e de perfil fascista.

A crise econômica e a desigualdade abissal entre as classes sociais são partes da estratégia de governança da direita e de seus grupos endinheirados de apoio. Logo, não há expectativa de melhoria de vida para o povo durante sua gestão.

A luta pela democracia continua com a mesma dureza de sempre, enfrentando novas formas de autoritarismo e dominação.


* Lúcio Carril é sociólogo, pós graduado em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que celebrar Daniel Coelho de Souza?

Parte III Daí que, pouco tempo depois, ao assumir a cátedra de Introdução à Ciência do Direito, que conquistara em memorável concurso público, Daniel Coelho de Souza, após recensear as insuficiências

Teremos um novo normal?

Há quase um ano ouço falar em um novo normal. Tenho muita limitação em entender como se pode ver possibilidade de coisa boa depois de tanta desgraça. Não vejo um mundo melhor pós-pandemia. Na verdade,

Arquitetado e Produzido por WebDesk. Para mais informações acesse: wbdsk.com

Todos os Direitos Reservados | Propriedade Intelectual de José Seráfico.