top of page

NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DE AMOR E RESPEITO, NÃO DE ARMAS

Tenho refletido, com a ajuda de alguns autores, sobre a ação humana na construção da vida e da sua própria felicidade. Não considero um fracasso, mas beira a isto. Felizmente, ainda temos exemplos de sociedades antigas e modernas que nos proporcionam alguma esperança.

Naquilo que se refere ao respeito às crianças e adolescentes, os sentidos humanos na vida social são angustiantes. Em sociedades como a nossa há um profundo desprezo pela vida em desenvolvimento, sempre vista com um olhar instrumentalizador, que vai do trabalho forçado à exploração sexual. Nisto há uma total derrota de sentimentos humanos.

Há quem fale em modernidade e domínio da razão nas sociedades capitalistas desenvolvidas, mas o discurso não se mantém por um segundo quando nos deparamos com o abandono de crianças. Abandono não somente no sentido literal, mas nas provas mais elementares de civilidade. Nossas crianças ainda são tratadas como objeto.

A luta é dura, mas continuaremos trilhando o caminho da justiça, do respeito e da bondade.


Lúcio Carril

Sociólogo


Posts recentes

Ver tudo
Humanidade e vida*

Orlando Sampaio Silva Quanto ao que eu penso, posso dizer, em poucas palavras, que a HUMANIDADE e a VIDA como um todo no planeta estão caminhando sobre o fio da navalha. Eu teria uma expressão otimist

 
 
 
O golpismo no banco dos réus

Roberto Amaral* É relevante e inédita entre nós a prisão de um ex-presidente da República e, com ela, a de uma récua de oficiais superiores das forças armadas (três generais e um almirante de esquadra

 
 
 

Comentários


bottom of page