Frases 7


“O idiota debocha das mortes. A marca de um Presidente sem empatia, doente”. De Elena Landau, ex-Diretora do BNDES, comentando outra expressão do Presidente Jair Bolsonaro, a respeito das milhares de mortes pelo covid-19: ...e daí?


Frases 8

“Liquide os sindicatos, liquide o papelório, liquide os fazendeiros, liquide o mercado imobiliário. Isso purificará a podridão do sistema...As pessoas trabalharão mais e levarão uma vida com mais moral”. O milionário norte-americano Andrew Mellon, após a crise de 1929, ao Presidente norte-americano Herbert Hoover. Élio Gaspari, lembrando o episódio e a recusa do ocupante da Casa Branca, àquela época.


O caminho

Para os que não sabem português, lockdown quer dizer bloqueio. É para ele que caminhamos, se quisermos impedir o agravamento da crise sanitária causada pela gripezinha. Pelo menos, é o que prevê Júlio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz, ex-Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.


Afortunados

O apresentador de televisão Luciano Huck tenta remendar o rasgo que ele mesmo produziu em sua imagem. Já falou tarde o candidato de FHC à Presidência. Primeiro, defendeu a desigualdade tributária, rejeitando a necessária e urgente tributação das grandes fortunas. Depois, tentou desdizer o que disse. Talvez por um ato falho. Ou, como tantos, pela convicção de que somos um país de paspalhos.


Vamos entender

Gilmar Mendes pode impedir que Lula sente na cadeira da Chefia da Casa Civil, com o apoio, estímulo e pela iniciativa de um magistrado. Alexandre Moraes, ministro do STF como Gilmar, não pode evitar que Alexandre Ramagem, amicíssimo da famiglia, dirija a Polícia Federal. Dá pra entender?


Diplomacia do porrete

O sinistro das Relações Intestinas conseguiu o que queria. Seu chefe expulsou os diplomatas venezuelanos credenciados no Itamaraty. Da região amazônica deverão regressar 11 diplomatas, quatro deles representantes da Venezuela em Manaus. Os outros trabalham em Belém (3) e em Boa Vista (4). Todos devem deixar o Brasil até o próximo 2 de maio.


Frases 9

“A epidemia da covid-19 complicou os impactos adversos de uma Emenda Constitucional de 2016, que limitou os gastos públicos no Brasil por 20 anos”. Isso foi escrito pelos consultores da ONU, Juan Pablo Boholavsky (especialista em Direitos Humanos e dívida pública) e Philip Alston (relator especial sobre pobreza extrema), em documento que também registra: “Os efeitos são agora dramaticamente visíveis na crise atual”.


Triste notoriedade

Há pouco tempo, a economia do Amazonas conferia a Manaus a 6ª.posição no ranque nacional. O tamanho do produto interno do Estado, Manaus quase exclusivamente, era bem próxima do Chile. Veio a covid-19 e escancarou a extraordinária concentração da riqueza produzida com o suor (e a vida, como agora se constata) dos trabalhadores daqui.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais um capítulo amazônico

Durante a sessão de abertura do Encontro anual do Ano Acadêmico Paulo Freire, pelo Núcleo de Estudos de Administração e Pensamento Social - ABRAS/UFF, será instalado o Capítulo Amazônia, integrado por

Hora do pega pra...

Por mais que o Presidente e o Relator da CPI da covid-19 desejem e mesmo tentem, difícil será manter a tranquilidade, quando sabemos que a marca de 500 mil cadáveres se aproxima. Nem todos têm consciê

Pensamento não morre

Há vinte e quatro anos, em outro 02 de maio, deixava-nos Paulo Freire. Doze anos depois, foi embora Augusto Boal. O pensamento e a ação de ambos, dignificantes e justificativas da nem sempre provada s