DA NOOSFERA À CATÁSTROFE
- Professor Seráfico
- 8 de abr.
- 1 min de leitura
José Alcimar de Oliveira*
Estaríamos, como na Alemanha sob o nazifascismo, a caminho da solução final? Sob o atual padrão, suicidário, de produção e consumo do capitalismo (e nada no horizonte aponta para a sua reversibilidade) a Terra e todas as formas de vida entraram e avançam na fase da
catastrofera. A crença na existência do inferno, antes circunscrita ao plano da religião e ao mundo metafísico da transcendência, migrou do plano da fé e se fez realidade física, imanente e histórica. Inerentes e inseparáveis do mundo capitalista, o colapso ambiental e a barbárie social definem e indicam que o inferno não é tão longe. É aqui mesmo. Para a religião do capital ou para o capitalismo como religião (Walter Benjamin) é ociosa a questão da vida após a morte quando, diante da necrocracia capitalista, o que cabe perguntar é se há vida antes da morte.
________________________________________
"José Alcimar de Oliveira é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, onde cursou e concluiu o mestrado e doutorado. É teólogo heterodoxo e sem cátedra, segundo vice-presidente da ADUA, Seção Sindical, e filho orgulhoso do cruzamento dos rios Solimões (Manacapuru – AM) e Jaguaribe (Jaguaruana – CE). Em Manaus, AM, aos 30 de março de 2025.
コメント