Apresentação*

Este livro, antes de ser a história de uma experiência exemplar, é o reconhecimento da criatividade e da determinação de um ser humano que o sabe ser. Integralmente. Há, na homenagem, muito de justiça, sem que se perca o conteúdo de amor que o inspirou. Nada de surpreendente, quando quem o promove acredita em ambos os sentimentos, a despeito do crescente abandono a que têm sido relegados pelos que veem a vida e o mundo de um prisma empobrecido tanto mais, quanto mais dinheiro seja acumulado.

Pedi à jornalista Leyla Leong, que o confeccionasse, na oportunidade em que a homenageada completa setenta anos. Desses, quase cinquenta em convívio comigo. Embora conheça boa parte do que vai escrito nas próximas páginas, entendi prejudiciais a uma correta abordagem os sentimentos que nutro pela pessoa que me inspirou. Por isso, entreguei a outra pessoa a tarefa de colocar em livro o projeto desenvolvido pela Essencial Arte em Perfumaria Ltda., cuja duração, embora curta, parece conter ensinamentos que não é prudente desprezar.

É, ao mesmo tempo, o relato da tentativa de realizar um sonho, porque outra coisa não pode ser dita, sobre a pretensão de alguém produzir bens para o mercado, absolutamente fiel às suas próprias convicções. Isso significa dizer vigorosa rejeição a processos e métodos lesivos à comunidade em que se insere – e mais.

Maria da Graça Bastos Seráfico de Assis Carvalho, sempre que se interessa por algum problema, assunto ou campo de atividade, nunca se deixa trair pelo atrativo fácil, pelo resultado justificando qualquer conduta. Por isso, quando decidiu produzir artigos de perfumaria e abrir uma empresa, frequentou e concluiu um curso da Fundação Getúlio Vargas/ISAE-AM e outro, de perfumaria prática. O mesmo já havia feito, em relação ao Curso de Saúde Pública, ao se transferir da área de Pediatria para a de Medicina Social, médica de formação que é.

A experiência na empresa mantida com meu sogro (Minervino Neves Bastos), nem por ter sido premiada cinco vezes (dois prêmios internacionais, incluídos) pode resistir às dificuldades encontradas pelos que se revelam inovadores.

As páginas seguintes, tecidas pela jornalista dirão tudo quanto marca a vida de minha mulher. Sem qualquer intenção laudatória – da minha parte e da autora do livro -, aqui temos, além da expressão de minha admiração pela mulher que nos deu Marcelo e Gustavo, um testemunho.

Que ele possa servir de orientação aos que pretendem superar o desânimo e a rejeição aos desafios, tão característicos dos tempos que vivemos.

José Seráfico

__________________________________________________________________________________

*Texto que apresenta o livro Bastidores de um sonho, escrito por Leyla Leong, com editoria independente, impresso pela Grafitech, 2017.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Um poeta ao telefone

Ao toque do telefone, interrompo minha tarefa. O texto em elaboração é provisoriamente abandonado, porque me agrada ouvir o poeta. Este, sim, poeta maiúsculo, íntimo das musas, primo-irmão das encanta

Arquitetado e Produzido por WebDesk. Para mais informações acesse: wbdsk.com

Todos os Direitos Reservados | Propriedade Intelectual de José Seráfico.