A VIOLÊNCIA É RESULTADO DA CRUZA DA ELITE BRASILEIRA COM A EXCLUSÃO SOCIAL


É preocupante o recrudescimento da violência no Brasil; da violência física, direta, que deixa trauma, que tira a vida.

Tenho visto declarações de especialistas e todos, aqueles ouvidos pela mídia, atribuem o problema à ausência do Estado nas áreas de conflito.

Isto é o que Marilena Chauí chama de verdade lacunar, o mesmo que a sabedoria popular classifica de meia verdade.

Esconde-se que o Estado é dominado por uma elite econômica, responsável por uma das maiores desigualdades sociais do mundo. A violência é resultado dessa condição, é sua matriz e a maior de todas as violências.

Quando se fala em ausência de políticas públicas em regiões consideradas vermelhas, há sempre o interesse de jogar a culpa na política, como se esta fosse uma força motora desvinculada de grupos e classes econômicas. Tenta-se, com isso, camuflar a verdadeira causa e colocar a questão como transitória, não estrutural.

A violência se agrava na mesma proporção que se agrava a desigualdade social. O fim ou a diminuição das políticas compensatórias, por exemplo, é uma violência que gera outras violências. A elite brasileira, umas das mais cruéis do planeta, é a grande responsável pelo agravamento dessa mazela.

Com o golpe e a eleição de um governo adepto da violência e bajulador das elites, a tendência é piorar, infelizmente, afetando aqueles que já são vítimas.

Lúcio Carril

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A CLASSE MÉDIA NÃO VAI AO PARAÍSO

Transito entre pessoas da minha classe e da classe média. Reconheço de longe a simplicidade de um trabalhador, que ao amanhecer, com mochila nas costas, caminha ao ponto do ônibus e fala com seu coleg

Paleta Poética*

poesia é imagem emoldurada pintada na tela da razão com as brilhantes cores da paleta da vida em nuances vivas de emoção pintura diáfana do que os olhos não veem registro relutante do tempo que não pa

Arquitetado e Produzido por WebDesk. Para mais informações acesse: wbdsk.com

Todos os Direitos Reservados | Propriedade Intelectual de José Seráfico.