José Alcimar de Oliveira*
"A ciência incha"
(1 Cor 8,1)
01. Pior do que a ignorância da política é ver o mundo tomado pela deliberada política da ignorância aos 300 anos do nascimento de Immanuel Kant, cujo otimismo no poder da razão iluminista o levou a identificar no avanço do esclarecimento uma determinação original da natureza humana.
02. A força do capital imprimiu o mais profundo desvio de rota do projeto iluminista.
03. Mesmo que no final da vida o velho Kant já manifestasse algum desencanto com o poder humanizador da razão, ser-lhe-ia impossível imaginar ou figurar as monstruosidades e os crimes que adviriam do seu uso instrumental nos séculos XIX e XX.
04. Fransisco de Goya, contemporâneo de Kant, e em grande medida porque preferiu investir mais no poder antecipador da razão estética do que na razão pura, já havia dito que do sono da razão nascem monstros.
05. No imediato do tempo conjuntural e estrutural nada está a indicar reversão nessa rota suicidária comandada pela razão instrumental capitalista.
06. Nada há de acidental na relação entre politização da ignorância e ascensão da extrema direita no Brasil e no mundo.
07. Como acidental não é, menos ainda resultado de coincidência cronológica, a relação entre a ignorância politizada e a atual fase (seguramente a mais catastrófica para o ser natural e social) do predatório modo de produção capitalista.
*José Alcimar de Oliveira
é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas. Em Manaus, AM, 19 de maio de 2024.
Talvez a palavra ignorância não seja a melhor explicação para essa involução filosófica. Considerar que tudo seja fruto dessa conjuntura é esquecer que a ascensão de Hitler se deu no país europeu que mais gerava conhecimento científico e discussão filosófica, apesar da primeira guerra. Era o país onde a questão do gênero era a mais democrática e efervescente. Comparada com os EUA na mesma época, era como comparar universidades com ginásios, comparar organização social e política com rudimentos democráticos. Hitler conseguiu reverter tudo isso com o exercício do poder e incorporar e exponenciar a cultura do apartheid americano, lembrando que sua eleição foi financiada pelo dinheiro das corporações americanas.
É óbvio que a deterioração do ensino nas universidades não é…