A POESIA NO PARÁ


Orlando SAMPAIO SILVA

Esta é uma relação ou uma listagem parcial de poetas que, se não são todos nascidos no Pará, todos têm pertencimentos de várias ordens com o Estado nortista.

Vamos a eles:

- AUGUSTO MEIRA (1873-1964): riograndense do norte radicado no Pará, onde viveu na plenitude das diversas áreas de sua existência. Advogado, professor, político. Poeta. Pai de gente importante. Família Meira do Pará, a irmandade: Octávio, Celso, Clovis, Augusto, Sílvio, Ruy e (que a senhora me desculpe) a esposa de Orlando Bitar. Augusto, pai, e seus filhos Octávio, Celso, Clovis e Sílvio foram todos professores catedráticos da Fac. de Direito (UFPA). Também, o genro Orlando Bitar (que, além de catedrático de Direito Constitucional, era poliglota e latinista).

José Augusto Meira Dantas (Augusto Meira) foi diretor da Faculdade de Direito e senador da república pelo Pará. Parlamentar nacionalista.

Autor de “Brasileis – Epopeia Nacional Brasileira”, em 14 cantos, Ed. Pongetti, Rio de Janeiro, 1958.

- CARLOS ALBERTO NUNES (1897-1990), maranhense. Médico, e, como tal, trabalhou na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no Acre; em seguida se transferiu para São Paulo, onde viveu o resto da sua vida. Era tio de Benedito Nunes, nosso filósofo e crítico de arte maior no Pará. Grande amigo de seu sobrinho, sobre quem exerceu grande influência intelectual e na sua formação filosófica e literária; era também amigo de F. Paulo Mendes. Este último visitava seu amigo todos os anos em São Paulo. Carlos Alberto Nunes foi poeta e tradutor.

Autor de “Os Brasileidas”, epopeia, Ed. Melhoramentos, São Paulo, 1962.

Traduziu: ”Ilíada” e “Odisseia”, de Homero (do grego clássico); “Eneida”, de Vergílio (do latim); todas as obras filosóficas do Platão (do grego); todas as obras do teatro de Shakespeare (do inglês); e, “Clavigo” e “Stella”, ambas de Goethe (tradução do alemão). Estas traduções dessas obras para o português são consideradas pela crítica e pela academia como as melhores existentes em língua portuguesa.

- SÍLVIO MEIRA (1919-1995). Paraense. Advogado. Foi deputado estadual e líder de sua bancada. Professor catedrático de Direito Romano da Fac. de Direito da UFPA. Jurista, historiador, romancista, poeta, romanista, poliglota e tradutor.

Sílvio Augusto de Bastos Meira, muito jovem, publicou: “A Conquista do Amazonas” (sobre a ação de Pedro Teixeira na conquista da Região Amazônica), história; “Os Náufragos do Carnapijó” (trilogia), romance. Também é autor de: “Estudos Camonianos e Goethianos” (1989), teoria literária.

Na área do Direito Romano: “Curso de Direito Romano” (livro adotado em muitas Fac. de Direito do país); “Direito Tributário Romano” (2013); “Instituições de Direito Romano” (2018); “Direito Vivo” (1984). Pesquisou o direito romano na Itália.

Traduções: “Guilherme Tell”, de Schüller; “Fausto”, de Goethe, estas duas obras, do alemão, sendo a do “Fausto” considerada, pela academia e pela crítica, como a melhor tradução desta obra para a língua portuguesa.

- MACHADO COELHO (1909-2013). Paraense. Professor, poeta, tradutor e incentivador cultural. Reunia em sua casa, como em um “salão”, parte da intelectualidade mais representativa do Estado. Traduziu Verlaine do francês para o português.

Obras: “O Feitiço na Literatura, na Arte e na Vida” (prosa), 1963; “Sapos e Estrelas”, 2005; “Minhas Canções de Verlaine” (tradução), 1951.

- PAULO PLÍNIO ABREU (1921-1959). Nasceu no Pará. Bacharel em Direito. Foi professor de Literatura da UFPA. Bibliotecário. Tradutor. Poeta.

Autor de “Poesia” (1ª ed. 1978; 2ª ed., UFPA, 2008, Belém).

Traduziu: “Poesia”, de Rilke (do alemão). Também foi tradutor de “La Porte Étroite” de Gide (do francês) e, de poesias de T. S. Elliot (do inglês).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paleta Poética*

poesia é imagem emoldurada pintada na tela da razão com as brilhantes cores da paleta da vida em nuances vivas de emoção pintura diáfana do que os olhos não veem registro relutante do tempo que não pa

Arquitetado e Produzido por WebDesk. Para mais informações acesse: wbdsk.com

Todos os Direitos Reservados | Propriedade Intelectual de José Seráfico.