A PAUTA POLÍTICA DE HOJE É A DEFESA DA DEMOCRACIA



Estou vendo uma certa inversão de pauta política, motivada por análise extemporânea. Explico.

A pauta hoje é a defesa da democracia e a luta antifascista. Trata-se de uma pauta ampla, sem dono ou monopólio. Ela é capaz de mobilizar da esquerda à direita, passando por setores progressistas e conservadores. É, sim, a defesa da democracia burguesa. Mas precisamos desse espaço para lutar por uma democracia popular, já que no fascismo ainda teremos que lutar pela democracia burguesa.

Há um ano escrevi um texto falando da necessidade de uma frente antifascista, diante dos sinais de retrocesso político que este governo já acenava.

Hoje, têm segmentos da esquerda e centro-esquerda reivindicando o direito de paternidade da luta antifascista. Se não partir deles, não tem luta. Que não se misturarão a golpistas e reacionários, etc, etc.

Ora, quando era o momento de romper para avançar não se rompeu e nem se avançou. Pelo contrário, os golpistas foram fortalecidos até o ponto máximo, até seu êxtase. Quando era o momento de ser classista foi conciliador. Quando era o momento de criar um outro bloco histórico se priorizou o bloco oligárquico que já governava há séculos.

Entenderam?

Há uma análise extemporânea. O Brasil do golpe retroagiu e trouxe de volta a pauta antifascista. Não adianta querer virar revolucionário agora. Temos que ir às ruas de mãos dadas com todos que defendem a suada democracia burguesa. Se erramos ao não avançar, quando pudemos, para criar as bases da democracia popular agora teremos que colocar a máscara e defender o pouco que tínhamos.

Só mais uma coisa: aos revolucionários de fraldas, não esqueçam mais da luta de classes.


Lúcio Carril

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paleta Poética*

poesia é imagem emoldurada pintada na tela da razão com as brilhantes cores da paleta da vida em nuances vivas de emoção pintura diáfana do que os olhos não veem registro relutante do tempo que não pa

Arquitetado e Produzido por WebDesk. Para mais informações acesse: wbdsk.com

Todos os Direitos Reservados | Propriedade Intelectual de José Seráfico.