A dialética do aprender

Eu ainda era um menino quando li Pedagogia do Oprimido e Educação Como Prática da Liberdade, do grande mestre Paulo Freire. A partir daí comecei a compreender que não basta ser professor, é necessário ter compromisso com a transformação da sociedade.

O professor pode construir e desconstruir e isso deve orientar sua conduta; assim, torna-se um agente da luta dos contrários e assume sua verve transformadora.

O professor não é e não deve ser um doutrinador, nem uma peça inerte, deve provocar o debate e a reflexão, aprofundando o espírito democrático do grupo e da sociedade.

O projeto não é de reprodução, mas de criação e transformação.

O professor não ensina, ele aprende todo dia, como a vida e a esperança, estas loucas que gritam e esperneiam sem saber onde é a saída.

Com Paulo Freire conheci a letra e o tijolo. Reconheci as coisas da vida e o tamanho do amor para olhar, abraçar e até escrever. Foi nessa fonte de conhecimento e ternura que bebi e me fiz melhor.

Escrevo isto como repúdio a uma nota do MPF em Goiás, e aceita pelo MEC, que faz recomendações fascistas no sentido de tolher a liberdade pedagógica. Mais um atentado contra a educação e contra a democracia.


Lúcio Carril

Sociólogo

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paleta Poética*

poesia é imagem emoldurada pintada na tela da razão com as brilhantes cores da paleta da vida em nuances vivas de emoção pintura diáfana do que os olhos não veem registro relutante do tempo que não pa

Restos

A carne assada segundo a preferência dos convivas apetite voraz sabor antecipado de gozo estardalhaço alardeando franca e abjeta algaravia vazias as ruas desertas de oxigênio uti’s enfermarias prato f

Nova colaboradora

Nicole Bomfim Seráfico de Assis Carvalho é uma jovem estudante, apreciadora da natureza e das imagens que ela oferece. Por isso, decidiu oferecer oi registro fotográfico do que seus olhos veem. Dela é

Arquitetado e Produzido por WebDesk. Para mais informações acesse: wbdsk.com

Todos os Direitos Reservados | Propriedade Intelectual de José Seráfico.